terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Aniversário de Oscar Niemeyer



Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração.  Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Porém, não há no mundo arquitetônico quem não conheça a obra desse gênio fantástico, incansável, trabalhador e guerreiro, chamado Oscar Niemeyer.
Ficamos contentes com a sua vitória.
Parabéns e muitos anos de vida!


"Não é o ângulo reto que me atrai,
nem a linha reta, dura,
inflexível, criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre
e sensual, a curva que
encontro nas montanhas do
meu país, no curso sinuoso
dos seus rios, nas ondas do
mar, no corpo da mulher
preferida. De curvas é feito
todo o universo, o universo
curvo de Einstein."

Oscar Niemeyer

Niemeyer
(Darlan Alberto Tupinamba Araújo Padilha/Dimythryus)

Desde menino sonhava ser Deus
Pintava o céu e suas plumagens
Intrigavam-me as nuvens-castelas
Com seus traços levemente empoeirados.

Pelas ruas prédios, estacas de paus
Sem vida, retos eriçando meu tormento
Ocultando às rosas tão belas
Delineadas de encanto.

Na verdade não pude ser Deus
Na verdade fui mais longe
Recriei o concreto
E roubei as formas da natureza.

Nas terras de Piratininga
Fiz brotar as raízes do Copam
Sob às pedreiras de Niterói
Uma rosa ali brotou.

Não habito o Corcovado
Pois este a outro Deus pertence
Mas os Campos Gerais eu enxergo
Com meu olho flutuante.

Hoje sou eu e Deus
Deus com seus planetas circulares
Eu, com meus concretos deslizantes
Suspensos entre órbitas celestes.

Nenhum comentário: