sábado, 5 de dezembro de 2009

Hércules mata o Leão de Neméia

Hércules e o Leão de Neméia

Na Grécia antiga, um Leão feroz devastava a região de Neméia, perto de Micenas e Corinto, devorando rebanhos e seres humanos. O Leão era filho de Équidna, monstro com corpo de mulher e cauda de serpente que vivia nas profundezas. Com Tifão, Équidna gerou o Leão de Neméia e outras criaturas como Fix, Ortro, Hidra de Lerna, Cérbero e Quimera. Esses monstros eram violentos, por isso foram combatidos pelos heróis.
Um dos heróis que mais mataram monstros foi Héracles, mais conhecido pelo nome romano
Hércules, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Hera, a esposa ciumenta de Zeus, provocou uma loucura temporária em Hércules, que acabou matando a esposa e os filhos. Quando lúcido novamente, o herói consultou o Oráculo de Delfos, que o aconselhou a servir seu primo Euristeu. Simpatizante de Hera, o rei impôs-lhe perigosos trabalhos, os
quais Hera fez de tudo para atrapalhar .
A primeira tarefa de Hércules foi matar o invencível Leão de Neméia e levar a pele ao rei. Hércules tentou atingir o animal com flechas e outras armas, sem sucesso. Depois o atacou diretamente, apertando-o com seus braços até sufocá-lo. Hércules esfolou o leão e retirou sua pele invulnerável, que passou a ser sua marca registrada nos ombros. Com a cabeça do monstro fez uma espécie de capacete. A posse dos artefatos do animal abatido e dotado de mana simbolizava o espírito vitorioso de Hércules.
Em Neméia, uma pessoa que teve um filho morto pelo leão hospedou Hércules e lhe deu um carneiro com o qual foi feito o sacrifício a Zeus. Hércules depois instituiu os
Jogos Nemeus, que se tornaram um dos mais importantes da Grécia, junto com os Jogos Olímpicos, também em honra a Zeus; Píticos, em honra a Apolo; e Ístmicos, que honravam Poseidon.
Hércules levou o corpo esfolado do animal continue a ler

Autora do texto: Solange Firmino, professora do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio. Escritora, pesquisadora. Estudou Cultura Greco-romana na UERJ com Junito Brandão, um dos maiores especialistas do país em Mitologia.

Nenhum comentário: