domingo, 24 de janeiro de 2010

Aniversário do Orkut - Seis anos de interatividade.




O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google.

O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários, e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.
Desde outubro de 2006, o orkut permite que os usuários criem contas sem necessidade de um convite.
Originalmente a sede do orkut era na California, mas em agosto de 2008, Google anunciou que o orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento dos assuntos legais.
Nota sobre o nome: apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).
No dia 29 de outubro de 2009, às 9h30min, a equipe do Orkut no Brasil lançou um novo modelo mais rápido, completo e intuitivo. Para se ter o novo modelo é necessário adquirir um convite de um amigo que já tenha o novo.

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.

A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Teoria dos seis graus de separação
Demonstração gráfica de uma rede social. Cada letra corresponde a uma pessoa e cada traço corresponde a uma amizade. A distância entre L e G (em azul) é de dois degraus, e de L a E (em vermelho) é de três.De acordo com a teoria dos seis graus de separação, uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários. Os estudos sobre a teoria dos seis degraus têm bases científicas ligadas à Teoria do Caos, sendo esta levada em consideração por Orkut Büyükkökten ao desenvolver sua rede social. Alguns estudiosos do fenômeno dizem que o orkut é um exemplo para provar satisfatoriamente que essa teoria é verdadeira.
O orkut já chegou a disponibilizar uma visualização dos degraus de separação quando um usuário visitava outro, contando no máximo até seis degraus, porém, hoje são contados no máximo dois.




No dia 30 de agosto de 2007 o orkut passou por uma mudança na aparência. A interface do usuário passou a contar com cantos arredondados e cores mais leves, incluindo um pequeno logotipo no canto superior esquerdo. As cores padrões do orkut continuaram em tons de azul e branco.

No dia 2 de junho de 2008 o orkut disponibilizou os "temas", que permitem modificar a aparência do orkut.
A partir do dia 4 de julho de 2008 o orkut passou a contar com a opção de mudar o orkut para uma versão mais leve, visando especialmente os usuários com internet discada. Caso as páginas do orkut demorem a carregar será dado um aviso ao usuário perguntando se ele gostaria de mudar para a versão lenta. O mesmo acontece no caso inverso, se as páginas carregarem rápido terá a mensagem para mudar para a versão normal. Essa opção também pode ser mudada manualmente nas configurações do usuário, incluindo parar de receber essas mensagens. Algumas diferenças são notadas na versão para Internet lenta em comparação com a versão normal como, por exemplo, os amigos e comunidades aparecerão em lista, sem as fotos.
Em dezembro de 2008 dois novos temas comemorativas para as festas de Natal e Ano Novo foram disponibilizados para os usuários incluindo pela primeira vez publicidade em tema, neste caso da operadora Oi.
Leila Míccolis disse sobre o orkut: "Eu me identifico com o Orkut porque ele tem a minha cara".
Urhacy Faustino, disse:"É a melhor ferramenta social da Internet"
Eu, Mônica Banderas, já quase cometi "orkuticídio" diversas vezes. Porém, encontrei duas amigas sumidas que jamais saberia como encontrar se não fosse pelo Orkut. No final, vale a pena.

Nenhum comentário: