sábado, 25 de dezembro de 2010

Crianças de todo o mundo podem seguir Papai Noel em 'tempo real' Comando de Defesa da América do Norte habilitou site para crianças. Página em várias línguas indica locais por onde o Papai Noel já passou

Da EFE (Portal G1)

As crianças e todo o mundo podem acompanhar a trajetória de Papai Noel em tempo real durante toda a noite do dia 24 de dezembro, na qual estará dando presentes e saltará de continente para continente graças à ajuda de suas renas.

Como a cada ano, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês) habilita o site www.noradsanta.org na qual as crianças podem seguir onde está Papai Noel em cada momento através de um mapa do Google.

Mapa no site Norad mostra caminho percorrido pelo Papai Noel pelo mundo

Mapa

No site Norad mostra caminho percorrido pelo Papai Noel pelo mundo (Foto: AP)

O mapa indica sua posição exata com um ícone de Papai Noel, assinalando onde ele deu brinquedos, mostrando-o com um pacote vermelho com uma fita amarela.

A página, que está disponível em sete idiomas - inglês, japonês, chinês, alemão, espanhol, francês e italiano -, também inclui um vídeo com sua saída e indica qual será sua próxima parada.

O Norad e seu antecessor, o Comando de Defesa Aérea Continental (Conad, Continental Air Defense Command), seguem a viagem de Papai Noel há mais de 50 anos, explica o site.

Tradição
A tradição começou em 1955 quando a empresa Sears Roebuck & Co. publicou um anúncio no qual convidava as crianças a telefonarem para Papai Noel, mas em vez de seu número de telefone deu o da linha direta do comandante-em-chefe do Conad.

"O coronel Harry Shoup pôs seu pessoal para comprovar os sinais de radar que indicavam a rota de Papai Noel rumo ao Sul desde o Polo Norte", conta a Norad, e as crianças que ligavam tinham informação atualizada sobre sua localização.

Em 1958, os governos do Canadá e dos Estados Unidos criaram um comando conjunto de defesa aérea e marítima para a América do Norte, o Norad, que herdou esta importante missão.

Algo que as novas tecnologias facilitou, mas que não deixa de ser uma árdua tarefa na qual participam membros da Norad e voluntários.

A página inclui uma lista de perguntas mais frequentes como se realmente o Papai Noel existisse, algo que, "segundo os dados e a informação dada pelo Norad durante os últimos 50 anos, acredita-se que Papai Noel está bem vivo nos corações das crianças de todo o mundo".

Também lembram que durante sua longa viagem da noite do dia 24 de dezembro Papai Noel faz paradas para comer os doces que as crianças lhe deixam nas casas e, graças à informação privilegiada do Norad, há um contador das bolachas que vai comendo.

Mais de 13 milhões de pessoas visitaram no Natal passado este popular site, que conta com mais de 470 mil admiradores na rede social Facebook e 30 mil seguidores no Twitter.

Nenhum comentário: