segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia de Santa Luzia

 

SLucia.gif (20454 bytes)

Santa Luzia ou Santa Lucia em espanhol ou Saint Lucy em inglês

Temos mais de uma Santa Luzia, mas a mais venerada é a Santa Luzia de Syracuse, Sicília, que é considerada a protetora dos olhos e da visão.
É uma das mais famosas mártires da igreja. Ela era de sangue nobre e os atos de seu martírio contam que ela sofreu os mais hediondos martírios inclusive os seguintes :
Como era virgem a levaram para um prostíbulo mas ninguém lá, nem mesmo os mais fortes soldados conseguiram move-la ou não tiveram meios para possui-la. De volta a prisão, como ainda se recusasse a renunciar a sua fé, retiraram, com punhais, os seus dois olhos e no dia seguinte os olhos estavam no lugar e normais (Na liturgia da igreja ela é apresentada com uma pequena almofada na mão direita com os seu dois olhos).
Depois a cobriram com uma espécie de resina e foi colocada numa grande fogueira e quando as chamas finalmente desapareceram, ela estava como antes, sem nenhum dano ou ferida. A comoção dos presente foi enorme, mas o prefeito ficou ainda com mais ódio mandou cortarem sua garganta com uma espada.

Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro

Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Suas relíquias estão preservadas em Veneza e eram veneradas pelo Papa João XXIII, enquanto ele servia como Patriarca de Veneza, antes de ser eleito papa em 1958.

 

Oração a Santa Luzia

Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados

antes de renegar a sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre

extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e

vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação

o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorrido das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé , pela qual eu possa compreender seus
ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me
conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais , em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amem

Nenhum comentário: