quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LIVROS EM BLOCOS, POR MARLI BERG

 

(Marli  Berg é jornalista, crítica teatral, colunista literária de "Ele Ela",
"Manchete", "O Globo" e autora de romances de ficção).

 Coluna de 17/8/2011 - nº 310
(próxima coluna: 27/8/2011)

LITERATURA AMERICANA: O PONTO ALTO DE UM PAÍS COM ECONOMIA EM BAIXA

A economia americana vai mal, e enquanto países credores ficam assustados com a possibilidade de calote, os leitores se deliciam com a produção cultural dos Estados Unidos. Sim, felizmente, a grande literatura americana não foi afetada pela falta de dinheiro, e continua criativa, bela e abrindo horizontes para todos os que amam os livros e o prazer da leitura. Livros em Blocos selecionou, para você, nesta edição, alguns dos melhores lançamentos vindos, diretamente, da terra de Tio Sam. Esperamos que nosso irmão do norte saia, de forma rápida e indolor, desta crise angustiante, e volte a florescer, continuando a dar seu exemplo de igualdade, oportunidades para todos e criatividade ao mundo.
Confira os lançamentos norte-americanos que selecionamos para você, e veja a força e beleza da literatura deste grande povo.

1 - Romance Americano/Best Seller

Nora Roberts, autora que mais vende livros no mundo, faz sua primeira incursão no gênero sobrenatural, com a série Trilogia do Círculo. No primeiro volume, A Cruz de Morrigan, é travada uma batalha entre as forças do bem e do mal, e Lilith, a vampira mais poderosa do universo, reúne seu exército sombrio. O segundo volume, que está sendo lançado no Brasil, é O Baile dos Deuses (Bertrand Brasil) e nos apresenta ao círculo de seis se preparando para o confronto final contra o exército de Lilith. Mas quem será o vencedor do confronto final entre o bem e o mal? Uma série emocionante, uma grande novidade na carreira de Roberts, que lança mão de elementos sobrenaturais e toques de suspense e sedução para penetrar num mundo mágico, que está fascinando todos os que acompanham esta excelente trilogia. E agora, vamos aguardar, ansiosamente, o terceiro volume da série, que, certamente, não está sendo afetada pela crise financeira americana, pois já está na lista dos mais vendidos nos EUA.. Mais um grande momento imperdível de Nora Roberts.

2 - Ficção Americana / Romance Histórico

Romance de estréia da americana Traci L. Statton, Imortal (Bertrand Brasil) se passa no século XIV, em Florença, num período turbulento de sua história,quando houve vários acontecimentos trágicos e marcantes: a Peste Negra, a Inquisição e a ascensão ao poder dos Médici - tudo isto em plena Renascença. A autora conta, com sutileza e profundo embasamento histórico, a história de Luca, um lindo menino de cabelos dourados, mas abandonado a própria sorte.Ele não é um menino comum e, ao longo de dois séculos de vida, descobrirá um dom surpreendente, que o fará abraçar os mistérios da alquimia e das cura (ele se torna, também, o confidente fiel dos poderosos Médicis.) Muitos mistérios rondam Luca, formando uma tessitura extremamente original para uma história que tem elementos de fé, arte e alquimia, mas na qual o amor desempenha um papel fundamental,que se torna tão importante que, muitas vezes,seu valor se sobrepõe ao da própria vida. Um maravilhoso romance histórico, escrito com o requinte de uma grande autora e pesquisadora e que, com a alta vendagem do livro, não deve estar sentindo os efeitos da crise financeira em seu país. Uma recompensa merecida.

3 - Ficção Americana / Romance Feminino

A americana Leslie Daniels estréia, brilhantemente, na ficção, com um romance que focaliza o mundo feminino, em especial o da mulher divorciada, que chegando aos quarenta anos vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando resolve terminar um casamento sem amor. Em Casa Com Nabokov(Leya) conta a história de Barb que, ao se divorciar, perde a segurança financeira e a presença dos filhos, e vai morar numa casa que um dia foi do famoso escritor Vladimir Nabokov, autor do lendário Lolita. Lá, ela descobre um manuscrito, que pode ser um trabalho perdido do escritor e tem uma idéia, que poderá mudar sua vida. Mas até que ponto esta idéia tem relação com a realidade? E será ela forreta: Um romance original, divertido, que mistura drama, família e alta literatura, e nos dá de presente uma anti-heroína sedutora e sarcástica, que, ao conceber um plano de negócios inusitado, atrai os leitores, que a acompanham, de muito boa vontade e humor alegre, para uma aventura prá lá de original. Quem já leu está amando a história e, certamente, para Leslie Daniels, graças as vendas crescentes de seu adorável romance, a crise americana não deixará marcas. Uma delícia.

4 - Ficção Americana / Romance / Clássico

Joyce Carol Oates é um dos nomes mais expressivos da literatura americana e é prova viva de que a cultura de nossos irmãos do norte é um grande capital, que ajudou a nação a alcançar índices elevados de desenvolvimento. Minha Irmã, Meu Amor(Alfaguara / Objetiva) é um dos mais ambiciosos livros de Oates, onde elementos trágicos da vida humana, como fama, obsessão e morte ocupam lugar de destaque. Baseado numa história real, o romance narra a saga de uma família americana, envolvida pela desgraça, quando sua pequena filha, Bliss, de seis anos, é brutalmente assassinada, no momento em que se torna uma estrela da patinação no gelo. Quem conta a história, dez anos depois do acontecido é o irmão mais velho da menina,Skyle, que reconta o crime, transformando a saga da família numa história brilhante, desta fantástica escritora que já escreveu contos,ensaios, peças de teatro, críticas literárias e mais de 30 romances.além, de ter recebido vários prêmios e ser membro da Academia Americana de Artes e Letras. Uma nação que tem Joyce Carol Oates como uma de sua mais representativas escritoras, jamais será pobre.

5 - Ficção Americana / Suspense / Terror

Stephen King já escreveu mais de quarenta romances e duzentos contos, foi agraciado com diversos prêmios significativos da literatura americana e, em 2007, foi nomeado Grande Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados unidos. Sua obra singular, extremamente criativa e inovadora na clássica literatura de terror, tem batido, ao longo dos anos, recorde de vendas, mostrando um escritor de fôlego sempre renovado num gênero literário bastante difícil. Ao Cair da Noite (Suma de Letras/ Objetiva) é uma coletânea de contos do grande King que, como sempre, nos levam a passeios assustadores e fantásticos, que farão nosso coração bater mais forte, e incendiarão nossa imaginação, que irá, sôfrega, em busca de mais mistério. São 13 contos de alta qualidade, assinados pela grife milionária que não conhece recessão em suas finanças pessoais: Stephen King. Um delicioso delírio.

6 - Ensaio Americano / Escrita Poética

Após ganhar o prêmio Pulitzer de ficção e o National Book Award, e ser considerada pela revista Forbes, em 2011, uma das escritoras mais influentes da atualidade, Alice Walker, autora do famoso romance A Cor Púrpura, lança, entre nós, Rompendo o Silêncio (Bertrand Brasil), ensaios comoventes da autora negra que teve uma infância difícil nos Estados Unidos, quando sofreu com o racismo vindo dos brancos e ricos. No livro, que apresenta a história de mulheres e crianças mutiladas – física e psicologicamente – pela guerra, Alice descreve as impressões colhidas durante viagens a Ruanda, Congo, Palestina e Israel. Engajada em movimentos de direitos civis, Alice Walker mostra que o silêncio não pode, jamais, ser instrumento para combater injustiças, e as denuncia, como poeta e ativista, convidando o leitor a refletir sobre elas. Um livro importante para repensar o mundo e o tratamento que ele dá aos mais fracos e desfavorecidos. Certamente, a cor da pele não é obstáculo, nos Estados Unidos, à ascensão social. Vide o exemplo de Barak Obama, negro que se tornou presidente da nação, Oprah Winfrey, apresentadora negra e uma das mulheres mais ricas do mundo, segundo a revista Forbes e a escritora e poeta Alice Walker, em ótima situação financeira graças a sua obra a os produtos que dela se originaram. A crise não os atingirá.

Nenhum comentário: