quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Feliz ANO NOVO, COM SAÚDE, PROSPERIDADE, AMOR E... LIVROS

 

O ano  está terminando, o mundo não acabou, contrariando a previsão dos Maias, e seguimos, céleres, para 2013, em busca de Saúde, alegria, felicidade e realização de sonhos. Obrigada pela presença constante  em 2012, que nos deu força e ânimo para procurar, sempre, a melhor leitura e trazê-la para você. FELIZ ANO NOVO!!!

1 - Gastronomia / A arte de bem comer
Guia Carioca da Gastronomia 2 (ArteEnsaio) repete a beleza gráfica, a pesquisa exaustiva, e a escolha do melhor entre os melhores de cada especialidade que se pode saborear nas ruas do Rio de Janeiro. Sérgio Bloch, editor do Guia, e pai da ideia genial, de trazer a luz nossos anônimos e, muitas vezes, brilhantes chefs que trabalham a céu aberto traz, neste segundo volume (o primeiro, lançado em 2011 foi um estrondoso sucesso) 18 chefs que tem a rua como seu espaço de trabalho, e, que, além do ótimo tempero do prato, (e qualidade do alimento) transformam o ato de comer em “experiência agradável e enriquecedora. Sim, porque a personalidade do cozinheiro também faz parte de seu tempero”, conclui Sérgio, no prefácio. Os chefs de rua têm sua biografia detalhada, e o caminho que seguiram para chegar, hoje, a destaque num livro que tem, como um dos critérios, a escolha rigorosa da comida, a forma como é feita (higiene, etc) e, também, por que não, a simpatia de quem a prepara. Complementando, e enriquecendo o livro, uma excelente pesquisa sobre a história do alimento que cada um vende, e informações  sobre o Rio de Janeiro de ontem e de hoje.

O texto fluido de Ines Garçoni, e as belas fotos de Marcos Pinto, completam este delicioso guia editado com elegância e produção caprichada, com capa dura e versão em inglês, que facilitará o acesso dos turistas à nossas iguarias populares, cheias de alma, ritmo e cor do nosso querido  Rio de Janeiro. O livro perfeito para começar o ano bem alimentado, e de bem com a vida.


Sobremesas Para Alegrar a Vida
(V&REditores) da chef Pamela Villar, sob  direção gastronômica de Trini Vergara e fotografias de Angela Copello, reúne receitas tradicionais e criativas para os amantes da arte da confeitaria. O livro é dividido em cinco partes, com receitas feitas para saborear com a família, outras para se deliciar ao ar livre, várias dedicadas as crianças, aos momentos românticos, e como  bufê de sobremesa, para uma comemoração especial. As receitas são fáceis, não dão muito trabalho para fazer, e, as mais complexas, são acompanhadas de fotos que mostram o passo a passo.

O livro traz, também, recomendações importantes sobre a organização da cozinha e os utensílios, para quem quer realizar, com perfeição, a arte da confeitaria,e que facilitarão o dia a dia de quem está se iniciando na deliciosa arte da feitura de doces. A autora, Pamela Villar, é formada pela Escola de Gastronomia  e Confeitaria El Ateneo, de Buenos Aires, trabalhou em Londres, em Florença e fez cursos em Nova Iorque. Uma craque na arte da doceria, oferecendo, generosamente, seus conhecimentos, num livro lindo, simples e altamente esclarecedor.

2 – Romance Inglês

A escritora inglesa Sarah Mason era uma bem sucedida empresária do ramo das pipocas gourmet, e faturava 3 milhões de dólares por ano. Os negócios iam bem, mas bateu o cansaço, e ela resolveu descansar e se distrair escrevendo um livro. O resultado foi o romance Um Amor de Detetive, que lhe rendeu o prêmio Parker Romantic Novel of the Year de 2003, e muitos fãs.

Depois do sucesso literário, Mason abandonou os negócios, transformando-se numa escritora muito bem sucedida, que já lançou três livros no Brasil – todos pela Bertrand Brasil – Um Amor de Detetive, A Vida É Uma Festa e Alta Sociedade.Considerada uma de suas obras mais elogiadas pelos leitores e pelos críticos, Veleiros ao Mar acaba de ser lançado no Brasil, contando a incrível história de duas equipes que se enfrentam, lutam contra os elementos da natureza, e vivem o maior desafio de suas vidas. Romance, rivalidade entre homens e mulheres, reviravoltas e traições estão presentes no livro, além de uma grande marca registrada de Sarah: a ironia inteligente. Uma leitura envolvente, este romance brilhante e divertido nos apresenta a Inky, uma protagonista fantástica, que cativa os que gostam de mulheres bonitas, charmosas e determinadas . Um ótimo entretenimento, uma maneira bem humorada de começar o ano .


3 - Brasil / Poesia Infanto-Juvenil
Amor, paixão, malícia e crueldade são alguns dos excitantes elementos que compõem o romance Butterfly (Universo dos Livros), um best-seller de Kathryn Harvey, pseudônimo da escritora Barbara Wood, que conta a história de um misterioso clube, onde as mulheres realizam suas fantasias sexuais. Um romance fascinante, Butterfly nos leva ao andar de cima de uma loja exclusivamente masculina, na Rodeo Drive, onde há um clube particular, um espaço em que as mulheres são livres para expressar suas fantasias eróticas mais secretas.

Neste clube, só são convidadas as mulheres mais belas e poderosas de Beverly Hills, como  Jessica, uma advogada que sente saudade da época em que os homens eram machos e as mulheres satisfaziam suas necessidades sexuais. Trudie, uma arquiteta que está na lista das poderosas, e quer que alguém a desafie em todos os sentidos e sem tabus;  Linda, uma cirurgiã que usa máscaras para desmascarar os desejos que esconde até de si mesma, também frequenta o clube, mas há uma mulher que é a mais misteriosa de todas: a que criou o clube, e lançou mão de todos os estratagemas para esconder sua  verdadeira identidade, que, no entanto, está prestes a ser revelada. Uma história fascinante, sensual, que envolve o leitor de forma profunda, transportando-o a um mundo onde o prazer é o objetivo central dos personagens, Uma ótima leitura de férias.

4 - Histórias em Quadrinhos / França

Terceiro título da série Titeuf, Do Que Elas Gostam (V&R Editoras), acaba de chegar ao Brasil, e está fazendo o mesmo sucesso dos dois anteriores.

Criada pelo cartunista suíço Zep, a série já tem 15 álbuns publicados em mais de 25 países, contando as desventuras de Titeuf, personagem famoso por apresentar uma visão ingênua de temas do universo adulto. Mais de 20 milhões de exemplares da série já foram vendidos em todo o mundo, e seu protagonista é comparado a personagens de grande sucesso, como Asterix e Smurfs. Titeuf é o típico menino de escola, sempre querendo saber os porquês, e suas sacadas, divertidas e bem humoradas, aproximam o leitor de temas atuais, importantes e delicados, como sexualidade, AIDS e aborto. Curioso, Titeuf quer entender tudo – mas nem sempre é bem sucedido, Uma leitura divertida e inteligente, para começar o ano de ótimo humor.

Mais em Blocos:

Falecimento de Cacaso (Antonio Carlos de Brito, 1987)

Literatura

Poesia

Enciclopédia Virtual Blocos de Poesia Brasileira Contemporânea: Regina Mello

Nenhum comentário: