segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O VELHO E O MAR: A ETERNA BELEZA DE UMA OBRA-PRIMA

 

  Uma obra prima imortal, que vem encantando geração após geração, desde sua publicação, O Velho e o Mar (Bertrand Brasil) é uma reedição que alegra todos os fãs do autor, e, também, daqueles que o leram na juventude e, agora, querem que filhos e netos façam o mesmo, para que aprendam uma belíssima e imorredoura lição de vida. Prêmio Nobel de Literatura de 1954, o escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961) é um dos maiores e mais importantes nomes da literatura mundial,  do século XX, e influenciou, fortemente, a literatura dos anos 1930 e 1940,
tanto por seu estilo, quanto pelo tema de seus romances.

Em 1952, Hemingway publicou O Velho e o Mar,  considerado uma obra-prima  da prosa moderna e, sem dúvida, seu livro mais popular, o preferido dos leitores, que está sendo reeditado, no Brasil, pela Editora Bertrand Brasil. Best-seller em todo o mundo, e também no Brasil, o romance conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem apanhar um só peixe, acaba fisgando um de tamanho descomunal, que lhe oferece  grande resistência, e contra quem ele tem que lutar com todas suas forças, tanto as do corpo quanto as da alma. A história de um homem que convive com sua solidão, enquanto luta pela sobrevivência, com uma inabalável fé na vida, esta belíssima e emocionante história de Hemingway tem um enredo tenso e, so final, deixa uma profunda mensagem de fé no homem, e  em sua capacidade de superar as limitações que a ida lhe impõe.

 

.

1 - Literatura Brasileira / Ficção

Estreando na literatura, Antonio Chiarotto Filho usa a metáfora para mostrar as mazelas de nosso país, em JP Um Sonho de... Presidente (WT Indústria Gráfica Ltda.). Dono de um texto claro e objetivo, ele constrói seu romance tendo como protagonista o personagem JP, homem simples, oriundo de Minas Gerais que, por conta de um estranho sonho, acorda no quarto do Presidente da República, em Brasília.

Ao fazer um paralelo entre a ficção e o que de fato acontece com o presidente de plantão no Palácio do Planalto, o leitor encontrará diversas situações similares, talvez até idênticas. JP até que se sai bem, no exercício da presidência, e, como cidadão de bom senso, e preocupado com a situação geral do país, expõe seu pensamento, propondo a redução dos gastos oficiais. Uma ideia simples, mas genial, pois tem como base a realidade Uma estreia promissora, que mostra uma visão ampla da realidade de nosso país, e leva o leitor, através da boa ficção, a refletir sobre o que está acontecendo, e o que deve ser feito.

2 - Literatura Brasileira / Contos

Mestre absoluto da arte do conto, Orígenes Lessa publicou, ao longo de seus oitenta e três anos de vida, cerca de setenta livros, entre romances, contos, ensaios, infanto-juvenis, roteiros para cinema e televisão, textos teatrais, adaptações de clássicos, reportagens, entrevistas e conferências. 

Um Rosto Perdido (Global)  publicado, pela primeira vez, em 1979, reúne doze histórias de Orígenes, sem dúvida, um dos maiores contistas brasileiros do século XX. Divertido, irônico, Orígenes fascina e seduz os leitores com sua prosa ágil e concisa, na qual imprime sua forma original de pensar e ver o mundo. Contos de frases breves, e diálogos intensos, mostram por que ele é considerado um verdadeiro artesão da palavra, já que consegue arrumá-la de tal forma no texto, que leva o leitor a se emocionar e divertir, extraindo da literatura deste grande escritor a sua mais pura essência: a de um homem que amou o mundo, a vida e seu semelhante. Uma excelente reedição, de leitura obrigatória, para quem quer conhecer, de verdade, a literatura brasileira.   

3 - HG Clássicos
Eu, Fernando Pessoa
(Peirópolis), que integra a coleção Clássicos em HQ, foi escrito e roteirizado por Susana Ventura, a partir de textos históricos – cartas e obituários de jornais da época, e tem  belas ilustrações de Eloar Guazelli, que valorizam a obra. O livro analisa, de forma profunda, os heterônimos criados pelo poeta e escritor português, e o enredo se desenrola a partir de uma carta, na qual Pessoa explica ao amigo Adolfo Casais Monteiro, o nascimento e vida de seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Este é o segundo livro do ilustrador sobre o poeta português que, em parceria com Susana Ventura, doutora em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo,  e  professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa em várias universidades brasileiras, portuguesas e francesas, construiu um belíssimo trabalho em HQ, digno de figurar entre os melhores do gênero.

Ambos realizaram, neste livro, um trabalho dificílimo, mas da maior importância, já que consegue popularizar um grande autor, o poeta português Fernando Pessoa, que, desta forma, será bem compreendido por um público bem maior . A editora Peirópolis é pioneira em adaptações de clássicos para quadrinhos, atuando, desta forma, como grande divulgadora cultural, já tendo publicado em HQ autores do porte de Gil Vicenfe, Cervantes e Camões. Uma iniciativa da maior importância para a divulgação e assimilação da cultura.


4 – Ficção Americana / Romance

As escritoras americanas Christina Hobbs e Lauren Billings se uniram, sob o pseudônimo de Christina Lauren, para criar um super best-seller, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares, e é o grande romance erótico do momento: Cretino Irresistível (Universo dos Livros), primeiro volume de uma trilogia.

O livro conta o romance ardente, e totalmente perigoso, que acontece entre uma estagiária ambiciosa, Chloe, e o executivo perfeccionista, Bennett. A história tem como pano de fundo elementos do mundo corporativo, e dos negócios, um ambiente competitivo, e onde o romance e o sexo entre profissionais podem causar problemas. Chefe e estagiária, enquanto trabalham para atingir o sucesso profissional e da empresa, começam a sentir forte atração física, um pelo outro, mas o problema é: aonde isto os levará? Um romance sensacional, que está fazendo sucesso em todos os países onde é publicado e que nos apresenta a personagens irresistíveis. Um ótimo entretenimento, um romance ágil e divertido, que traz muitas surpresas e uma ótima história de amor.

 

MARLI BERG

Nenhum comentário: